Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 06 - Exercícios de Gerenciamento de Dispositivos de E/S

Resposta da Questão 02

Relembrando os tipos de interfaces dos dispositivos, temos a serial – em que os bits de dados são transmitidos em sequência, um após o outro; e a paralela – na qual um barramento de fios permite a transferência simultânea de vários bits por vez, geralmente em uma determinada quantidade de bytes.

Já os dispositivos de blocos são aqueles que armazenam e manipulam os dados em conjuntos de tamanho pré-determinado, chamados de blocos, e os dispositivos de caracteres fazem toda a manipulação dos dados por fluxos (envios e recebimentos) de caracteres.

Assim, podemos destacar como exemplos de dispositivos de blocos os discos rígidos (HD), os quais podem possuir interface paralela (PATA) ou serial (SATA). A Figura 4 mostra dois exemplos de HD que podem possuir a mesma capacidade de armazenamento, mas possuem interfaces diferentes, uma PATA de 44 pinos e uma SATA de 7 fios.

Exemplos de HDs com interface PATA e SATA.

Como um bom exemplo de dispositivos de caracteres, temos as impressoras. No início da computação, as impressoras possuíam interface paralela com um conector padrão chamado de DB25, o qual pode ser visto no cabo da Figura 5.

 Exemplo de cabo de impressora com conectores DB25

Atualmente, todas as impressoras aboliram as interfaces paralelas e aderiam ao padrão universal serial, que é o USB. A Figura 6 mostra uma foto das interfaces de uma impressora que ainda aceitava os dois tipos de interfaces. Tal impressora praticamente não se encontra mais no mercado.

Interfaces USB e DB25 de uma impressora.

Com isso, podemos agora preencher nossa tabela de comparação dos tipos de dispositivos e seus tipos de interfaces:

Interface Serial Interface Paralela
Dispositivo de bloco HD SATA HD PATA
Dispositivo de caracteres Impressora com porta USB Impressora com porta paralela

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados