Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula
Em um apartamento de um hospital, podemos imaginar que há diversos dispositivos eletrônicos ao redor de um paciente. Todos esses dispositivos podem estar sendo controlados por um sistema de tempo real. Os principais dispositivos seriam os aparelhos de monitoramento da saúde do paciente. Os outros dispositivos seriam, por exemplo, o frigobar e a TV.
As principais características a serem levadas em conta em um sistema em tempo real é uma menor frequência de interrupções de hardware e uma menor troca entre processos pelo controle do processador, de forma que as tarefas possam ocorrer de acordo com os tempos de resposta estabelecidos para cada tipo de aplicação.
As aplicações de tempo real ditas críticas são aquelas em que o descumprimento do tempo de resposta pode ser fatal. Trazendo para o caso do nosso exemplo de sistema hospitalar, podemos considerar a aplicação que monitora os sinais vitais do paciente, tais como pressão e batimentos cardíacos, como críticos.
Já para as aplicações não-críticas o descumprimento no tempo de resposta não provoca grandes danos ou perdas. Assim, poderíamos caracterizar as aplicações que controlam a temperatura do frigobar e a TV como não-críticos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados