Cursos / Eletrônica / Sistemas Operacionais / Aula
Sabemos que todos os componentes de hardware do computador e o sistema operacional trabalham juntos para que programas possam ser executados. Dentre todos os componentes, a memória desempenha uma das funções essenciais à execução de um programa. Desde o momento em que o computador é ligado até a hora em que é desligado, a CPU está constantemente usando a memória.
Vamos ver os passos que são seguidos quando ligamos um computador. Primeiramente, no momento que ligamos o computador, a CPU tenta executar a primeira instrução. Como o sistema operacional ainda não está carregado na memória, ele não pode fornecer as instruções a serem executadas. Nesse momento, um programa especial chamado de BIOS (Basic Input/Output System, em português, “Sistema Básico de Entrada/Saída”), presente na memória ROM (Read Only Memory, em português, “Memória Somente Leitura”), que é um tipo de memória especial existente na placa-mãe que permite apenas a leitura, fornece a sequência de instruções de inicialização do computador. Essas primeiras instruções verificam se os principais componentes do computador, inclusive da memória, estão funcionando corretamente. Esses testes são chamados POST (Power-On Self Test, em português, “Auto-Teste Após Ligação”). Dessa forma, essas instruções garantem que tudo está funcionando corretamente logo após o computador ser ligado.
Após essa análise, o sistema operacional é copiado do disco rígido para a memória. Uma vez que o sistema operacional tenha sido carregado na memória, outros programas poderão também ser carregados na memória e executados. Além de armazenar os programas em execução na memória, também deve-se carregar os dados (ou arquivos) que serão acessados por esses programas.
Quando você abre um arquivo num editor de texto como o Microsoft Word, o conteúdo do arquivo precisa ser carregado na memória, para, então, ser editado (alterado); posteriormente, ao final da edição, quando for pedido para salvar o conteúdo do arquivo atualizado, esse conteúdo é gravado no disco de armazenamento. Na sequência, quando o programa for fechado, o conteúdo do arquivo que foi salvo e o espaço ocupado pelo programa são removidos da memória.
Agora que você já sabe como o sistema operacional é carregado na memória durante a inicialização do computador, você vai entender como é, de fato, realizado o papel de um gerenciador de memória, controlando não apenas a memória RAM, como toda a hierarquia de memória.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados