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Em 1822, Babbage cria a máquina de diferenças (Figura 7). Consistia em um dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas para avaliação de funções e obtenção de tabela. Não chegou a ser fabricada.
Em 1833, Babbage aperfeiçoa seu invento e cria a máquina analítica de Babbage (Figura 8). Dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de entrada e saída. Essa máquina era capaz de calcular automaticamente tabelas de logaritmos e funções trigonométricas. Devido a esse projeto, Babbage é considerado o pai da informática.
Em 1842, Augusta Ada Byron apresenta certos aspectos da aritmética binária utilizados 100 anos depois por Von Neumann. Em 1854, George Scheutz constrói um modelo da máquina de diferenças de Babbage que funciona bem na obtenção de tabelas. Nesse mesmo ano, George Boole desenvolve a teoria da Álgebra de Boole, origem da Teoria dos Circuitos Lógicos.
Em 1885, é criada a máquina de recenseamento de Hollerith (Figura 9). Ela possui cartões perfurados onde eram armazenadas as informações coletadas no censo e uma máquina para ler e tabular essas informações.
Em 1887, Leon Bolle constrói uma máquina de multiplicar diretamente, sem o processo de somas sucessivas. Já em 1893, é criada a máquina milionária de Steiger, primeira calculadora a obter sucesso comercial, sendo utilizada em transações e cálculos científicos. Dois anos depois (1895), Hollerith inclui na sua máquina a operação de somar para a contabilidade das Ferrovias Centrais de Nova York e, em 1896, funda a empresa Tabulating Machines Company.
Em 1914, Leonardo Quevedo desenvolve uma máquina que simula os movimentos das peças de xadrez. Na década de 1930, precisamente em 1936, Alan Turing desenvolve a teoria de uma máquina capaz de resolver qualquer tipo de problema. Teve início a Teoria Matemática da Computação, em que algoritmos são concebidos e representam processos. Surge a Teoria da Computabilidade, com estudos para encontrar formas de descrição e representação de processos através de algoritmos.
Finalmente, em 1937, surge a construção do primeiro computador eletromecânico baseado em relés e engrenagens. Vamos aprender mais um pouco sobre ele?
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