Cursos / Automação Industrial / Programação Estruturada / Aula
Outra construção importante que também já usamos até aqui é a atribuição. Lembre-se que o sinal = é uma atribuição e não um operador de comparação, como em algumas outras linguagens. O operador de comparação em JavaScript é o ==. Dessa forma, o comando x = 10 atribui o valor 10 à variável x e o comando y = (10 == 20), atribui o valor false à variável y, visto que 10 é diferente de 20.
Além do igual, temos alguns operadores de atribuição especiais que visam reduzir o tamanho das expressões. Por exemplo, para os operadores aritméticos, temos:
Vamos ver essas expressões sendo usadas na prática?
Neste exemplo, vamos fazer algumas operações usando as atribuições especiais. Nas linhas 16 e 17, temos a declaração de duas variáveis – a e b – a variável a recebendo o valor 20 e b recebendo o valor 10, e vamos atribuir à variável a o valor de a + b. Faremos isso usando a atribuição especial +=.
Código 1 - 03_7 Assignments.htmlEntão, na linha 25, vamos novamente alterar o valor do campo texto usando exatamente o valor dessa variável a. Veja como estou atribuindo à variável a o valor de a + b, usando uma atribuição especial. O valor que esperamos que seja exibido é 30, resultado de 20 mais 10, exatamente o valor exibido (Figura 1).
Vamos agora fazer a atribuição na linha 19, a -= b (Figura 2),que vai atribuir à variável a o valor de a-b, ou seja, 20 menos 10, que resultará na exibição do valor 10 (Figura 3).
Figura 2 - Conteúdo do arquivo 03_7 Assignments.htmlVamos agora fazer atribuição à variável a do valor de a vezes b, usando a atribuição *= e teremos a expectativa de que o valor exibido seja 200, que é 20 vezes 10, cujo resultado está sendo exibido na tela (Figura 4).
Vamos usar a atribuição especial de divisão, que vai atribuir à variável a o valor de a dividido por b (a /= b), ou seja, vamos atribuir à variável a o valor de 20 dividido por 10 e, como vemos (Figura 5), o valor exibido na página HTML é exatamente o 2, que é o resultado de 20 dividido por 10.
Por fim, vamos usar o operador de porcento, que vai resultar no resto da divisão de 20 por 10, ou seja, estamos atribuindo à variável a o valor do resto da divisão de a dividido por b, ou seja, a vai receber o valor de a % b. E o resto da divisão de 20 por 10, como sabemos, é 0 que é exatamente o valor que está sendo exibido na tela (Figura 6).
Então, podemos usar essas atribuições especiais ao longo do código normalmente.
Existem outras formas desse tipo de atribuição com outros tipos de dados, como, por exemplo, os booleanos. Mas vamos deixar para apresentá-los em outras aulas ainda nesta disciplina. Vamos agora fazer alguns exercícios?
A partir desta aula, vamos estruturar melhor os nossos arquivos de exercícios. Todos os exercícios serão baseados em dois arquivos: um arquivo HTML e um arquivo JavaScript. Para respondê-los, será necessário apenas alterar o arquivo JavaScript. Todos os nomes dos campos de entrada e saída serão fornecidos no enunciado da questão ou dentro do arquivo JavaScript fornecido na questão.
Para verificar se a sua resposta está correta, você precisará carregar o arquivo HTML em um navegador. Vamos fazer um exemplo juntos para que você possa entender melhor?
Bom, só pra ilustrar como é que vai funcionar a estruturação dos arquivos. Foram disponibilizados para você dois arquivos, o Atividade_03_1.html e o Atividade_03_1.js, que é onde vai ficar o código JavaScript.
Nesta atividade, você irá escrever uma função JavaScript, o corpo da função JavaScript que vai receber dois valores, x e y, que vêm do HTML, e, ao clicar no botão OK, você irá escrever na tela o valor da soma de x com y (Figura 6).
Então, podemos observar como está a estruturação da página (Código 2). Você vai receber esse HTML, que tem dois campos, “entrada1” e “entrada2” (linha 13 e 14), um botão, que o onclick dele chama a função soma_e_escreve (linha 15), e um parágrafo ou campo de “saída” (linha 16).
Código 2 - Atividade_03_1.htmlTemos a entrada1, entrada2, saida, e, no final (linha 18), estamos usando aquela estruturação de um código JavaScript em um arquivo externo que precisa estar exatamente na mesma pasta da página HTML (Figura 7).
Se voltarmos para o código JavaScript, vemos o arquivo js (Código 3), onde temos a declaração da função soma_e_escreve (linha 1). O arquivo que você irá receber já estará com essa estrutura, com a leitura dos valores de x e de y, da entrada1 e da entrada2 (linhas 2 e 3), e com a escrita, usando o valor de uma variável z, no campo com o identificador saida (linha 7). O seu trabalho é simplesmente escrever um código que declare uma variável z (linha 5) e que atribua a essa variável z a soma de x mais y.
Código 3 - Atividade_03_1.jsEntão, a partir de agora, vamos sempre ter essa estrutura de páginas HTML usando arquivos JavaScripts externos à página HTML. Ok?
Boa tarefa!
Agora que você entendeu melhor a estrutura dos arquivos dos exercícios, chegou a hora de praticar o que aprendeu nesta aula. Além da Atividade 1 que apresentei, há mais seis atividades a fazer. Bom exercício. Tchau!!!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados