Cursos / Automação Industrial / Programação Orientada a Objetos / Aula
O polimorfismo deriva da palavra polimorfo, que significa multiforme, ou que pode variar a forma. Para a POO, polimorfismo é a habilidade de objetos de classes diferentes responderem a mesma mensagem de diferentes maneiras. Ou seja, várias formas de responder à mesma mensagem. Veja a figura a seguir para entender onde se localiza o pilar do polimorfismo dentro da Programação Orientada a Objetos.
Antes de aplicarmos esse conceito ao conceito de Programação Orientada a Objetos, segue na figura abaixo o conceito extraído de https://dicionario.priberam.org/polimorfismo:
No contexto da POO, o polimorfismo permite que diferentes objetos respondam a uma mesma mensagem de formas diferentes (voar, navegar e correr).
Um dono de uma fábrica de brinquedos solicitou que seus engenheiros criassem um mesmo controle remoto para todos os brinquedos de sua fábrica. A única restrição era que cada brinquedo atendesse aos comandos específicos definidos pelo controle.
O controle remoto teria vários botões, sendo que todos eles seriam úteis para todos os brinquedos. Assim, quando o usuário clicasse no botão mover, o controle enviaria o sinal MOVER para todos os brinquedos que estivessem no raio de dois metros. A figura abaixo ilustra tal situação:
Assim, quando o brinquedo recebe o sinal MOVER, ele se move de acordo com a sua função. Para o avião, mover significa VOAR, para o barco significa NAVEGAR, e para o automóvel, CORRER. Observe que os brinquedos respondem ao mesmo sinal de formas diferentes. Temos aqui então um caso de polimorfismo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados