Cursos / Automação Industrial / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Antes de começarmos nossa conversa, gostaria de lhe propor um rápido desafio. Pode ser? Então vamos lá!
Vou lhe dar 10 segundos para você pensar! Liste quais e quantas tecnologias você já utilizou hoje! Preparado(a)?! Já!
E aí, como foi? Inicialmente, apesar do tempo reduzido, pode não ter sido tão difícil fazer esse levantamento, hein?! Mas será que você considerou mesmo todas as tecnologias utilizadas até este momento? Garanto que ao acordar você já estava fazendo uso de algumas tecnologias desenvolvidas ao longo da história da humanidade e nem percebeu. Isso porque algumas tecnologias já estão tão integradas em nosso cotidiano que nem nos damos conta de que não são coisas naturais, pois foram desenvolvidas por nós e estão lá, à nossa disposição, para facilitar ou mesmo propiciar a execução de algumas atividades do dia a dia.
Então, você deve estar se perguntando: "Como assim? Estamos vivendo mesmo numa Matrix e ninguém me avisou?!" Fim de spoiler! É isso mesmo. Usarei a metáfora do filme Matrix para tratar dos temas desta aula. Espero que goste! "Não pense que é capaz. Saiba que é" – Morpheus. (MATRIX, 1999).
Calma! Ainda não será dessa vez, pelo menos, não agora, que você terá sido o(a) escolhido(a)...
Certamente essa confusão é justamente pelo fato de você, assim como muitas outras pessoas, ter uma compreensão restrita sobre o conceito de tecnologia. Afinal, tecnologia não se limita aos produtos derivados da eletrônica, computação e informática.
Isso soou estranho para você?! Não se preocupe! Estou aqui para ajudá-lo(a) a ampliar ou reconstruir esse conceito de tecnologia. Então, qual "pílula" você escolhe?!
No filme Matrix (1999) o personagem Morpheus, interpretado por Laurence Fishburne, oferece ao protagonista Thomas Anderson/Neo, papel do ator Keanu Reeves, uma pílula em cada uma de suas mãos. Se tomasse o comprimido azul, ele acordaria sem que nada tivesse acontecido e continuaria acreditando no que quisesse acreditar: no mundo em que vive, baseado em uma farsa sobre a realidade, controlada pela Matrix. Ao contrário, se tomasse o comprimido vermelho, Neo seria desconectado da Matrix e conheceria a verdade, o mundo real, e passaria a fazer parte do restante da humanidade que ainda luta e resiste contra o domínio das máquinas sobre os humanos, na comunidade Zion. Você pode imaginar qual ele escolheu, hein?!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados