Cursos / Automação Industrial / Lógica de Programação / Aula
A maioria das linguagens possui dois tipos de subalgoritmos: as funções e os procedimentos.
As funções são caracterizadas por, comumente, possuírem parâmetros de entrada (dados de entrada) e um valor de saída. Esse valor de saída existente nas funções é denominado de retorno. Algumas linguagens de programação permitem definir funções que não possuem o valor de retorno. Além disso, ao se definir uma função, dependendo da linguagem de programação, pode ser necessário definir o tipo de dado resultante que será retornado (devolvido ao programa principal) quando é concluído o uso dessa função (o retorno será do tipo inteiro, real, lógico ou texto).
Já os subalgoritmos do tipo procedimento possuem apenas os parâmetros de entrada e não possuem um valor de saída. Nesse caso, o procedimento realizará as operações diretamente nas variáveis que foram informadas por meio dos parâmetros de entrada, alterando os valores das variáveis do algoritmo principal.
Um subalgoritmo poderá ser utilizado, também, internamente a outro subalgoritmo. Seu uso é permitido em qualquer trecho do programa, desde que fornecidos os parâmetros de entrada necessários.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados