Cursos / Automação Industrial / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 11 - Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores

Variáveis Primitivas - Os tipos de variáveis

Você viu, no início de nossa disciplina, que na construção de programas utiliza-se variáveis para armazenar algum dado que, geralmente, é do tipo inteiro, real, cadeia de caracteres (texto) ou booleano (verdadeiro ou falso). Viu, também, que cada uma das variáveis pode armazenar um único dado por vez. Veja o código abaixo:

Assim, cada variável é capaz de receber e de armazenar um único valor por vez. No que diz respeito ao exemplo acima, se você atribuir um novo valor à variável j, na linha 5, o valor 8 será substituído pelo novo valor.

Agora que você já revisou rapidamente seus conhecimentos sobre as variáveis, pense no seguinte problema: "Você precisará ler 5 nomes de alunos e, em seguida, imprimir o nome desses alunos na mesma ordem que foram lidos". Qual seria uma das soluções para esse pequeno problema?

Observe que a solução para o problema resultou na construção de um programa bem simples. No entanto, o código ficou bem grande, não foi mesmo? Agora, imagine que o programa deveria ler o nome de 40 alunos (o tamanho das turmas de alunos do IMD)! Certamente, o programa seria muito maior, mesmo que o algoritmo fosse simples.

Vou deixar você pensar um pouco e tentar encontrar uma solução utilizando uma das estruturas de repetição.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados