Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Dando continuidade ao nosso estudo de circuitos eletrônicos, chegamos hoje a um importante componente chamado amplificador operacional.
Um amplificador operacional (ou simplesmente amp-op) é um componente que possui a propriedade de amplificar o sinal de entrada. Além disso, duas características importantes do amp-op são a alta impedância de entrada e a baixa impedância de saída.
Atualmente, podemos encontrar um amp-op para quase todas as aplicações analógicas como em controle de processos industriais, instrumentação, telecomunicações, equipamentos de áudio e muitos outros.
Os amp-ops são alguns dos componentes ativos mais básicos em sistemas analógicos. Por exemplo, conectando dois resistores externos, podemos obter conversores de formas de onda, osciladores, filtros ativos e outros circuitos úteis.
Os amplificadores operacionais são, na verdade, um bloco funcional. Eles são construídos a partir de um arranjo de transistores, resistores, diodos e capacitores. A Figura 1 a seguir mostra o circuito simplificado de um popular amplificador operacional que pode ser encontrado no mercado, o LM741.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados