Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Os diodos são formados pela união de dois semicondutores. Logo, eles têm dois terminais, um deles ligado ao semicondutor tipo N, cátodo, e um ligado ao semicondutor tipo P, ânodo. Por serem formados por três semicondutores, os transistores possuem três terminais. As figuras anteriores também destacam os nomes que cada um deles recebe: emissor, base e coletor.
A seguir, a figura 4 mostra três diferentes encapsulamentos encontrados para transistores. Nos dois primeiros, fica aparente cada um dos terminais. Não se preocupe, porque os manuais dizem o que cada “perninha” do transistor é: emissor, base ou coletor.
Vamos agora descrever as características de cada terminal, vejamos.
O emissor é fortemente dopado. Ele tem esse nome porque sua principal função é emitir portadores de carga para a base. Sendo assim, se for um transistor tipo NPN, ele vai emitir elétrons para a base, já que esses são os portadores majoritários do semicondutor tipo N. Usando a mesma lógica, o emissor do transistor PNP emite lacunas para a base.
Vamos agora falar da base. Ela tem esse nome por se encontrar no meio do transistor e possui uma dopagem média além de ser a mais fina das camadas.
O coletor, por sua vez, é levemente dopado. Seu nome também está ligado à sua tarefa, que é coletar os portadores de carga que vêm da base. Perceba que os desenhos mostram que ele é mais comprido do que as demais camadas. Isso porque ele foi projetado para dissipar a maior parte da potência gerada nos circuitos transistorizados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados