Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 10 - Amplificadores Operacionais - Aplicações II

Determinando características de um circuito

Para exemplificar o cálculo de alguns parâmetros de um circuito com amp-op real, utilizaremos o circuito ilustrado pela Figura 9 e as características apresentadas no Quadro 2.

Circuito amp-op.

Ganho de malha fechada ACL:

 

Impedância de entrada Zi:

 

Máxima frequência permitida para o sinal de entrada Vi = 25mV. Primeiro, calcula-se o fator de ganho da saída:

 

Agora, utiliza-se o fator K calculado na equação:

 

$$ f_{max} = \frac{SR}{2 \cdot \pi \cdot K} = \frac{0,5/μs}{2 \cdot \pi \cdot (0,75V)} = 106kHz $$

 

Comentários adicionais

Além de quadros, é comum encontrar no manual de um amp-op alguns gráficos contendo curvas de desempenho típicas comparando várias características em função da fonte de tensão.

Curiosidade

Você deve estar se perguntando por que, em várias partes do texto, a tensão aparece com o símbolo ±. Trata-se de tensão simétrica. Ou seja, a fonte de tensão possui três fios: um positivo, um GND (neutro ou 0 V) e outro negativo. Quando dizemos ±12 V, por exemplo, estamos dizendo que a fonte possui um fio de +12 V, outro de 0 V e outro de -12 V.

E será que sempre que formos utilizar um amp-op é necessário utilizar uma fonte simétrica? Não. Nem sempre. Acontece que algumas configurações do amp-op invertem a polaridade da tensão (amplificador inversor, por exemplo) e, para que isso aconteça, é necessário utilizar uma fonte simétrica para obter a tensão negativa.

Via de regra deve-se alimentar um amp-op com fonte simétrica sempre que o circuito exigir tensão negativa, todavia, se esse não for o caso, é suficiente alimentar com uma fonte simples. De qualquer forma, antes de utilizar o CI é sempre bom ler o manual, pois ele possui as informações necessárias à utilização do CI.

Nesta aula, finalizamos o estudo dos amplificadores operacionais conhecendo as especificações desse componente. Aprendemos que essas informações encontram-se nos manuais dos fabricantes, assim como as observações sobre quais são as mais importantes, o que significam e como devemos utilizá-las em nossos projetos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados