Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 13 - Potência, Energia e Consumo

Potência elétrica e cálculo do consumo de energia elétrica

Quanto mais energia elétrica for transformada em outra forma de energia, em um menor intervalo de tempo, maior será a potência elétrica de um equipamento elétrico. Qualquer dispositivo elétrico ao ser percorrido por uma corrente elétrica sofre aquecimento e esse aquecimento nem sempre é bem-vindo, como nos casos dos computadores, já que pode provocar a sua queima. Você já abriu alguma vez o gabinete de um microcomputador? Se sim, deve ter observado a presença de um “ventilador” sobre um dos chips, no caso, sobre o microprocessador. Esse “ventilador” recebe o nome de cooler, ou resfriador no nosso linguajar, e sua finalidade é ajudar na dissipação rápida do calor que “emana” do microprocessador.

Alguns equipamentos são projetados para transformar toda energia elétrica em energia térmica como, por exemplo, nosso conhecido chuveiro elétrico. Quer outros exemplos? O ferro de passar, o forno elétrico, o secador de cabelo e outros.

Todos esses aparelhos possuem um elemento chave chamado resistor. Esse componente transforma integralmente a energia elétrica em energia térmica quando uma corrente elétrica passa por ele. Como consequência, esses aparelhos liberam calor. Dessa maneira, quanto maior for o valor da corrente elétrica, maior será o aquecimento resultante. Lembre-se que, na fórmula da potência elétrica, a contribuição da corrente está elevada ao quadrado.

Você já procurou entender porque a temperatura de uma lâmpada incandescente de 20 W ou de 40 W é bem menor do que a temperatura de uma lâmpada de 100 W ou de 150 W? Isso acontece porque os filamentos dessas lâmpadas apresentam diferentes resistências. Nesse caso, quanto maior a temperatura, maior a quantidade de luz fornecida pela lâmpada.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados