Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
O VHDL tem similaridades com outras linguagens de programação, mas o VHDL está descrevendo um hardware enquanto, as linguagens de programação descrevem um software executado de forma sequencial. O VHDL é uma linguagem de descrição de hardware, ou seja, descreve, exemplifica o funcionamento de um hardware. Então, a programação não é sequencial e sim concorrente.
Por exemplo, vamos analisar o seguinte código VHDL (Figura 1a), cujo circuito está representado na Figura 1b, onde temos 3 portas (duas AND e uma OR), o código em VHDL em vermelho e o código convencional em preto. No caso do VHDL, temos A recebendo (x4 AND x5) e B recebendo (x6 AND x7). Como estamos descrevendo o circuito mostrado na Figura 1b, percebemos que estas duas ações ocorrem de maneira paralela. Logo depois, a saída das portas AND vão para uma porta OR. Em VHDL dizemos que a ação de A e B estão ocorrendo paralelamente ou concorrentemente.
Em VHDL também podem existir ações e rotinas sequenciais, mas teremos que determinar explicitamente no código o que deve ser executado sequencialmente.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados