Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Apesar do esquema da Figura 5 só ter duas variáveis de entrada, pode-se observar que seu diagrama de circuito é um tanto complicado. Imagine o quão confuso tal diagrama ficará no caso de um PLD com muitas variáveis de entrada. Por isso, foi adotada uma simbologia simplificada para representar os circuitos internos dos PLD.
A Figura 7 mostra um exemplo da simbologia utilizada para uma porta AND de 4 entradas. Em primeiro lugar, observe que, nas saídas dos buffers, estão representadas uma saída inversora e uma não inversora.
Observe também que uma única linha aparece como entrada da porta AND, representando as 4 entradas existentes. As conexões das variáveis de entrada à porta AND são indicadas ora por um ponto, ora por um X. O X representa um fusível intacto, e o ponto representa uma ligação, ou seja, ambas representações indicam que existe uma ligação física ou uma conexão. A ausência do X ou do ponto indica ausência de conexão. Na figura, as entradas A e B estão ligadas à porta AND de maneira a gerar o produto $A \overline{B}$. A queima do fusível A iria produzir uma saída igual a $\overline{B}$
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados