Cursos / Automação Industrial / Sistemas Operacionais / Aula

arrow_back Aula 05 - Gerenciamento de Dispositivos de Entrada e Saída

Mecanismos para Transmissão de Dados

Com os meios físicos definidos, agora podemos descrever os mecanismos que podem ser utilizados para transmissão de dados entre a CPU e os dispositivos de E/S. A informação básica transmitida por qualquer equipamento digital é o bit (um sinal binário que representa os valores 1 ou 0). Então, existem duas maneiras dos dados trafegarem das controladoras para o barramento, estabelecendo duas formas distintas de interface: a interface serial e a interface paralela.

  • Interface serial: a transferência de bits ocorre um a um através de apenas um canal condutor (dois, no caso de dispositivos que conseguem enviar e receber dados ao mesmo tempo). Nesse caso, os dados que normalmente estão codificados em bytes (8 bits) são desmontados e enviados como uma sequência de bits até a interface do dispositivo destino que remonta os bytes.
  • Interface paralela: na comunicação em paralelo, grupos de bits são transferidos simultaneamente (em geral, byte a byte) através de diversas linhas condutoras dos sinais. Dessa forma, como vários bits são transmitidos simultaneamente a cada ciclo, a taxa de transferência de dados é mais alta.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados