Como Escolher uma Distribuição?
Você pode estar se perguntando: Se existem diversas distribuições do Linux, então, qual seria a melhor? Na verdade, não podemos responder a essa pergunta, pois cada distribuição tem características próprias, relacionadas, por exemplo, ao sistema de instalação, aos objetivos, à forma como estão organizados as pastas e os arquivos dos programas, nomes de arquivos de configuração, entre outras.
Como a escolha de uma distribuição é bem pessoal, vai depender das necessidades de cada pessoa ou empresa. Portanto, antes de você escolher, é necessário pesquisar na internet quais distribuições podem atender às suas necessidades.
Iremos apresentar adiante algumas distribuições, mostrando as características básicas de cada uma delas, bem como links através dos quais você poderá ter o acesso direto à distribuição.
Lembre-se de que o Linux é gratuito e copiá-lo não é ilegal, pelo contrário, a cópia é incentivada, pois ajuda na divulgação da distribuição.
- Debian: distribuição desenvolvida e atualizada através do esforço de voluntários espalhados ao redor do mundo, seguindo o estilo de desenvolvimento GNU/Linux. Por esse motivo, foi adotada como a distribuição oficial do projeto GNU, projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, modificar e redistribuir o programa e seu código-fonte, desde que estivesse garantido para todos os mesmos direitos. Seu endereço eletrônico é o > e o endereço para download dessa distribuição é o >
- Slackware: distribuição desenvolvida por Patrick Volkerding, com o objetivo de alcançar facilidade de uso e estabilidade como prioridades principais. Foi a primeira distribuição a ser lançada no mundo e costuma trazer o que há de mais novo enquanto mantém uma certa tradição, provendo simplicidade, facilidade de uso e, com isso, flexibilidade e poder. Desde a primeira versão lançada em abril de 1993, o Projeto Slackware Linux tem buscado produzir a distribuição Linux mais parecida com o sistema operacional UNIX – um sistema operacional amplamente utilizado, lançado bem antes do Linux. Seu endereço eletrônico é o > e o endereço para download é o >.
- SuSE: distribuição comercial alemã com a coordenação sendo feita através dos processos administrativos dos desenvolvedores e de seu braço norte-americano. O foco da SuSE é o usuário com conhecimento técnico sobre o Linux (programador, administrador de rede etc.) e não o usuário iniciante no Linux. O seu endereço eletrônico é o > e o endereço FTP para download é o >.
- Red Hat Enterprise Linux : distribuição comercial suportada pela Red Hat a computadores servidores de médias e grandes empresas. A versão para download só permite baixar as atualizações dos pacotes de software por no máximo 30 dias. Após este prazo, é necessário comprar uma licença de suporte por um determinado período. O seu endereço eletrônico é o >.
- Fedora: o Fedora Linux é a distribuição de desenvolvimento aberto patrocinada pela Red Hat, originada em 2002 e baseada em versão da antiga linha de produtos Red Hat Linux, a distribuição mais utilizada do mundo. A distribuição Fedora dá prioridade ao uso do computador como estação de trabalho. Além de contar com uma vasta gama de ferramentas de escritório, possui funções de servidor e aplicativos para produtividade e desenvolvimento de softwares. É considerado um dos sistemas mais fáceis de instalar e utilizar, possuindo inclusive tradução para o português do Brasil. Seu endereço eletrônico é o > e o endereço para download é o >.
- Mandrake: foi uma distribuição francesa que possui um processo de instalação rápido e simples, boa autodetecção de periféricos, inclusive de webcams. Em 2005 ela se fundiu com a Conectiva e passou a se chamar Mandriva. Esta distribuição foi descontinuada em 2015.
- Kurumin: é uma distribuição baseada em Debian, que roda diretamente a partir do CD, sendo ideal para quem deseja testar uma distribuição Linux. Caso deseje, pode ser instalada diretamente no disco rígido. Suporta uma boa quantidade dos hardwares disponíveis. Seu endereço eletrônico é o > e o endereço para download é o >.
- Ubuntu : outra distribuição baseada na Debian, sendo também uma das distribuições mais populares. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operacional que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de softwares gratuitos e livres, além de ser isenta de qualquer taxa. O endereço eletrônico dessa distribuição é o >.
- Linux Educacional: é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC), baseada no Kubuntu 8.04 e com suporte para o português. Essa distribuição faz parte do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil. Seu endereço eletrônico é o >.
- Live CDs – Linux sem instalação como foi dito, algumas distribuições são especialmente disponibilizadas na forma de Live CDs, as quais podem executar diretamente do CD – sem a necessidade de instalação no sistema de seu computador. Essa é uma boa forma para se ter o primeiro contato com uma distribuição do Linux. É fácil encontrá-las encartadas em revistas de informática nas bancas de jornal, mas se você preferir, pode também fazer o download e gravar no seu próprio CD. Na aula prática de Linux, você irá utilizar uma dessas distribuições para entender melhor como funciona o Linux e sua estrutura. Entretanto, para que o sistema operacional rode diretamente do CD, você precisa verificar se o computador está configurado para realizar o boot (inicialização) diretamente do drive de CD. Assim, basta inserir o CD no drive e ligar o computador.
Nota
O material de instalação do Linux Educacional é uma ótima referência que lhe guiará nos passos para configurar seu computador para realizar o boot pelo CD e então realizar os testes em uma versão Live CD de uma distribuição. Procure seu tutor para maiores explicações.
Agora que você já sabe como obter uma distribuição do Linux para instalar, vamos lhe mostrar como o Linux é por dentro, apresentando sua estrutura. Nas próximas aulas, iremos explicar a arquitetura básica desse sistema operacional.