Cursos / Automação Industrial / Sistemas Operacionais / Aula
A memória é um componente importante do computador e deve ser cuidadosamente gerenciado, pois, apesar da grande evolução da tecnologia e do aumento crescente do tamanho da memória dos computadores atuais, os programas também estão crescendo na mesma proporção. Assim, o sistema operacional precisa lidar com as limitações da capacidade da memória para organizar os processos que estão em execução.
Vamos voltar ao exemplo da mesa de estudos? Imagine se todo o material sobre a mesa de estudos estiver bagunçado: papéis amontoados em um canto, livros espalhados e uma pilha de rascunhos jogados em sua frente. Será que você conseguiria estudar com essa desorganização?
Apesar de muitos estudantes tentarem estudar numa mesa com uma montanha de livros e papéis, não seria muito mais fácil reservar um tempo adicional para organizar sua mesa de estudos, aproveitando, de maneira organizada, toda a área da mesa? Pois é exatamente isso que o sistema operacional realiza.
Identificar quais partes da memória estão em uso e quais não estão, reservar espaço para os processos e deixar disponível as áreas que forem liberadas por um processo ativo ou quando um processo é encerrado, são algumas das atividades executadas pelo sistema operacional, no que se refere ao gerenciamento de memória. Assim, os programas não precisam se preocupar em como obter a memória necessária para ser executado.
Mas, o que será que acontece quando o espaço de endereçamento do computador não é suficiente para colocar todos os processos/atividades do sistema? Nesse caso, o que o sistema operacional poderia fazer? Uma solução simples seria encerrar alguns programas, liberando a área de memória deles. Essa solução tornaria os computadores mais limitados com relação à quantidade de processos ativos. Então, o que mais poderia ser feito?
Ainda considerando a analogia com a mesa de estudos, vamos pensar que você esteja montando um painel para sua aula de biologia e uma folha de cartolina ocupa quase toda a área de sua mesa; assim, praticamente não existiria espaço adicional para colocar o restante do material que você precisa (o seu livro de biologia e as revistas para o recorte de figuras). Pense ainda que na mesa só há espaço para colocar apenas um deles, e, durante toda a atividade, você vai precisar de todo o material. O que fazer, então, para que você não perca tanto tempo na construção desse painel?
Utilizando uma das gavetas da mesa de estudos para guardar o livro exatamente na página que você estava pesquisando ou as revistas nas páginas que serão recortadas, você poderá realizar uma troca rápida entre as ações que serão executadas e, apesar do uso da gaveta tornar mais lento, ela permite que você possa realizar todas as atividades necessárias.
Assim funciona no computador quando existem processos demais, se considerarmos a quantidade de memória disponível. O sistema operacional, nesse caso, gerencia as trocas de dados entre a memória e o HD quando não existe espaço de endereçamento suficiente para todos os processos. Na aula de gerenciamento de memória, você aprenderá mais sobre essas atividades e as ações que são necessárias para a organização da memória.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados