Apresentação da disciplina

Olá! Seja bem-vindo à disciplina que vai abordar um dos assuntos mais interessantes da computação: Inteligência Artificial, ou simplesmente IA. O objetivo dela para os jogos é criar ilusão, realidade e desafio para o jogador.

Mas antes de saber o que é IA, tente relembrar: você já se deparou com algum destes casos nos jogos digitais? Casos como o realismo do mundo virtual ser destruído por momentos de estupidez de um NPC; ou em um jogo AAA, um NPC ficar bloqueado sem saber como dar uma volta em uma árvore para atacar seu inimigo que está do outro lado; ou mesmo um NPC ficar andando em frente a uma parede, como se estivesse cavando uma porta de saída.

Que decepção, não?

Você sabe também o quanto é interessante ter um adversário à sua altura para um duelo, tropas que não atrapalhem e sigam as suas ordens de maneira correta, seguindo exatamente as suas instruções para vencerem o inimigo. E se sentir imerso em um mundo virtual cujas criaturas e formas de vidas artificiais se comportem de modo coerente, que elas tenham uma lógica e busquem determinado objetivo, não é? Sem isso, o nosso envolvimento com o mundo imaginário do jogo acaba se desmoronando. Como exemplo, veja a Figura 01 abaixo:

Quebra de realismo no jogo Skyrim

E aí, você acha que o pobre do cavalo conseguirá atravessar o chão?

Então, há vários tipos de erros como esse que podem quebrar o realismo, impedindo que você seja surpreendido.

Mas, antes de atirar a primeira pedra, você precisa saber que criar uma IA realista, sem dar margens para a identificação de falhas por jogadores experientes, não é tão fácil quanto parece. Porém, você poderá minimizar os erros aplicando os conceitos e as técnicas de jogos com o intuito de tornar o virtual o mais real possível, aprendendo o básico da área da computação chamada Inteligência Artificial.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados