Apresentação da Disciplina

Olá, pessoal! Começaremos agora os nossos estudos sobre Desenvolvimento com Motores de Jogos I. Nesta disciplina, aprenderemos, desde o princípio, como podemos utilizar um motor de jogos para desenvolver um jogo 2D e diversos conceitos envolvidos nesse processo!

Mas, espera... O que é um motor de jogos mesmo? Isso você já viu na disciplina de Introdução a Jogos, não é? Se não lembra muito bem, é um ótimo momento para dar uma olhada lá e refrescar esses conceitos na memória, certo? Afinal, mesmo que faça pouco tempo, é possível que muitas horas de Skyrim mexam um pouco com nossa cabeça!

Cena do jogo Skyrim.

Por falar em Skyrim... Será que vamos desenvolver um jogo assim em nosso curso? Talvez a essa altura, depois de tudo o que foi visto nas disciplinas anteriores, já dá para imaginar o que estudaremos, não acha? Os chamados jogos AAA são criados por diversos profissionais, ao longo de anos de trabalho e nós não temos condições de desenvolver algo semelhante em tão pouco tempo. O que faremos, no entanto, é desenvolver jogos divertidos e completinhos em 2D! A ideia é utilizar os conceitos como base para possibilitar a criação do que vocês quiserem, de acordo com as suas próprias ideias!

Ao longo do curso veremos diversos assuntos, como implementação de sprites e animações, movimento através de diferentes interfaces, detecção de colisão, adição de inimigos, power-ups... e a lista continua! Ufa! Serão muitos assuntos no decorrer das nossas 15 aulas! Então, até o final delas, esperamos que vocês tenham pelo menos um joguinho completo e pronto para ser jogado!

Ah! E um detalhe importante: ao longo da disciplina utilizaremos o motor de jogos Unity, que utiliza a linguagem de programação orientada a objetos C#! É possível que vocês não conheçam bem essa linguagem, pois cursaram Java durante as disciplinas de Programação Orientada a Objetos e Programação Estruturada, mas não se preocupem! Como as aulas foram escritas com esse pressuposto, vocês serão bem instruídos em todos os exemplos em relação às especificidades da linguagem.

Esta disciplina foi preparada com muito cuidado e dedicação para que vocês tenham a melhor experiência possível e esperamos que seja exatamente isso que aconteça! Dediquem-se a cada uma das aulas, implementem todos os exemplos os quais serão demonstrados e procurem SEMPRE utilizar os fóruns para tirar dúvidas. Com um detonado desses fica fácil! E que comece a speedrun – sem glitches, por favor!

Prof. Alyson Souza

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados