Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 00 - Informações

Apresentação da Disciplina

Olá, pessoal! Iniciaremos a nossa disciplina com duas perguntas: -Você gosta de jogos e quer aprender mais sobre isso? -Tem uma ótima ideia de jogo? Caso sua resposta seja afirmativa,essa disciplina é para você!

O desenvolvimento de jogos tem ganhado maior visibilidade da sociedade, seja pelo grande valor que atingiu no mercado de entretenimento (108,9 bilhões em 2017) ou pela percepção de que os jogos são ferramentas poderosas quando aplicadas na educação e nos ambientes de trabalho, pois conseguem motivar as pessoas a ficarem tão concentradas quanto se estivessem lendo o melhor livro de suas vidas! Inclusive, existe um campo inteiro de estudo que se concentra em deixar a vida tão estimulante e divertida como um jogo: a Gamificação.

Deu vontade de aprender a fazer jogos? Ótimo! Durante todo o curso estudaremos vários aspectos do processo de desenvolvimento de jogos. Neste módulo, que iniciaremos hoje vamos conhecer vários conceitos relacionados ao Design de Jogos ou Game Design, aprenderemos o que fazer com a nossa ideia de jogo desde o momento em que a criamos (ou como podemos nos estimular a ter ideias) até o momento no qual estamos com um jogo todo planejado para “metermos a mão na massa” e construí-lo! E um bom ponto inicial para observarmos é justamente o nome da disciplina – Design de Jogos Digitais. Você sabe o que é design? O que um designer de jogos faz? A resposta para essas e outras perguntas veremos nas próximas aulas.

Curioso para saber mais do que tem por vir? Que tal um mapa do que nós estudaremos durante o curso?

clear
Introdução ao Game Design: nosso ponto de partida nesta caminhada. Tentaremos estabelecer o que é design de jogos, o que um designer de jogos faz, quais habilidades ele deverá treinar diariamente e como ter e trabalhar com as ideias para um jogo.
clear
Elementos de Jogos Digitais: um jogo digital é uma aplicação bastante complexa, que poderá ser vista em função de diferentes partes. Como visto no módulo de Introdução a Jogos Digitais, temos pessoas com vários talentos trabalhando na construção de um jogo, o qual pode ser pensado para diversas plataformas (videogame, computador, celular, etc.). Neste momento, começaremos a pensar o jogo em função de seus elementos: a sua narrativa, os seus elementos visuais, as formas de interação do jogador com o mundo do jogo e a tecnologia utilizada para dar forma ao jogo.
clear
Mecânicas de Jogo: nesse tópico nós veremos um pouco mais a fundo como podemos pensar em interações que o nosso jogador pode fazer com o mundo do jogo e como podemos utilizá-las para mantê-lo sempre interessado no jogo.
clear
Interface: qual a cara do nosso jogo? Analisaremos a percepção do jogador a respeito do nosso jogo através de muitos sentidos e, ainda, a existência de várias formas de representarmos os elementos e informações de um jogo.
clear
Personagens e Narrativas: outro elemento importante para os jogos, a construção de personagens e narrativas, começa a ganhar cada vez mais importância na indústria de jogos. Por isso, vamos estudar alguns conceitos relacionados com a criação de personagens e estruturas narrativas para o jogo (só um pouquinho, ok? Vocês ainda terão uma disciplina inteira de Criação de Narrativas e Personagens pela frente!)
clear
Balanceamento: quando um jogo está muito difícil, fácil ou chato, dizemos que ele está desbalanceado, e esse desequilíbrio é muito ruim para o nosso jogo. Conheceremos várias técnicas e aspectos que podem ser balanceados em um jogo para proporcionar a melhor experiência possível para o nosso jogador!
clear
Elaboração de níveis: geralmente todo jogador tem uma fase ou parte do jogo favorita, não é mesmo? Aqui estudaremos o que deve ser considerado quando estamos construindo um nível de um jogo.
clear
Prototipação: durante o processo de desenvolvimento de um jogo as coisas mudam rapidamente. E a melhor forma de demonstrar essas mudanças e conferir se tudo ficou como o esperado é praticando, ou seja, jogando! Nesse tópico falaremos de protótipos (que vão de protótipos mais simples até os famosos jogos em versão demo, abreviação de demonstração), como e por quê fazê-los..
clear
Testes: os testes de um jogo são realizados desde sua concepção até a versão final do produto. Podemos aproveitar para verificar o modo de criação desses testes, como são feitos, servindo como norteadores para a construção dos diversos protótipos dos jogos.
clear
Documentos de Design: pense aqui comigo um pouquinho. Estou trabalhando em equipe com várias pessoas, cada uma com sua área de especialização, ok? Em um projeto que evolui constantemente, correto? E como é que eu vou garantir que está todo mundo se entendendo? Uma equipe pequena pode conversar entre si e tudo estará resolvido (será?). Mas, e quando a equipe for grande? E quando forem equipes de empresas diferentes, que se veem uma vez no mês? Parece impossível, não é? Por isso o processo de desenvolvimento de jogos possui algumas ferramentas que auxiliam essas equipes a conversarem, além de ajudar a manter o foco de todos para fazer o jogo certo, em todos os sentidos! Nesse tópico, veremos vários documentos que são utilizados desde a concepção inicial até o final do desenvolvimento de um jogo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados