Apresentação da Disciplina

Apresentação

Olá, seja bem-vindo à disciplina de Programação Orientada a Objetos - POO.

A Programação Orientada a Objetos é um paradigma da programação de computadores que usa os conceitos de objetos e classes como elementos centrais para representar e processar dados usados nos programas. Os objetos e classes nada mais são do que representações do mundo real. De acordo com dados bibliográficos os conceitos da programação orientada a objetos surgiram por volta da década de 1960, porém foram amadurecidos e aprimorados durante a década de 70 com a linguagem smalltalk, e a sua popularização se deu nos anos 80 e 90 com a chegada das linguagens C++ e Java.

A programação orientada a objetos é um dos paradigmas mais usados no mundo da programação, a sua importância se deve a por vários fatores, um deles é que a representação se torna mais fácil é compreendida, pois é uma relação direta com cada elemento comparado ao mundo real.

Outro fator importante é a reutilização de códigos, com a complexidade de sistemas cada vez mais ampla o tempo de desenvolvimento iria aumentar bastante, porém com o uso da reutilização esse tempo cai. A leitura e a manutenção do código também é outro fator importante, pois o sistema cada vez mais se aproxima da vivência cotidiana do programador, com isso o entendimento do sistema como um todo é simplificado.

Esta disciplina foi estruturada da seguinte forma: irei iniciar apresentando os conceitos básicos da programação orientada a objetos e a linguagem typescript, que será utilizada para implementar esse paradigma durante a disciplina. Logo, mostrarei como preparar o ambiente de desenvolvimento em seu computador instalando as ferramentas necessárias e apresentando conceitos como classe, objetos, construtores e os pilares da programação orientada a objetos; asssim como os conceitos de: encapsulamento, composição e agregação, herança, polimorfismo, classe abstrata e interface. Você aprenderá também a tratar erros utilizando o conceito de classe, conhecerá conceitos como módulos e namespace, conceitos de generics, decorators, webpack que nada mais é do que um empacotador de arquivo javascript e por último irá desenvolver um projeto, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante a disciplina.

Agora que você sabe a importância da POO e como esta disciplina está estruturada, vamos entrar no universo da programação orientada a objetos. Para compreender com mais facilidade todos os conteúdos apresentados na disciplina, dedique-se aos estudos e conte sempre conosco!


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados