Apresentação da Disciplina

Video

Caro aluno, neste momento, você inicia seus estudos da disciplina Programação Estruturada. Essa disciplina pode ser vista como a continuação da disciplina de Lógica de Programação, na qual você estudou conceitos básicos de algoritmo. Através dela, você aprenderá novos conceitos e uma nova linguagem de programação que lhe permitirá resolver problemas mais interessantes, como desenvolver jogos e outros tipos de sistemas comerciais.

O termo programação estruturada é usualmente associado ao paradigma (estilo) de programação imperativo já trabalhado na disciplina de Lógica de Programação. Relembrando, este paradigma é baseado na entrada, armazenamento, processamento e saída de dados. Por ter uma estrutura similar à arquitetura de Von Neumann, o paradigma imperativo é bastante eficiente em termos de tempo computacional para resolução de problemas. Existem diversas linguagens que seguem o paradigma imperativo.

Nessa disciplina, você aprenderá a utilizar a linguagem Java, uma linguagem de programação bastante conhecida e utilizada tanto no mercado como na academia (universidade). A linguagem Java, porém, segue o paradigma orientado a objetos, assunto este ainda a ser visto na disciplina Programação Orientada a Objetos (POO). Entretanto, o paradigma orientado a objetos pode ser visto como uma extensão do paradigma imperativo. Dessa forma, a linguagem Java também pode ser utilizada para ensinar programação estruturada.

Em resumo, você aprenderá a sintaxe (vocabulário da linguagem) Java, bem como comandos e funções básicas disponibilizadas pela linguagem. Recursos da linguagem relacionados ao paradigma orientado a objetos, porém, só serão vistos na disciplina de POO.

Por estarem relacionadas a conteúdos que requerem muita prática de sua parte, nossas aulas possuem diversos exercícios, incluindo o desenvolvimento de um jogo. Não deixe de praticar, isso será essencial para um bom aprendizado e fixação do conhecimento de programação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados