Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Olá, pessoal! Sejam bem-vindos à disciplina de Data Center, o principal componente da terceira geração da computação, a Computação em Nuvem (Cloud Computing).
A primeira geração da computação, que teve seu auge nas décadas de 1960 e 1970, era caracterizada pelos computadores de grande porte, os mainframes. A segunda geração, iniciada na década de 1980, foi a do Computador Pessoal, também chamado de Desktop PC (Personal Computer) devido à sua principal característica: estar em cima de uma mesa (desk).
A terceira geração da computação teve início nos anos 2000 e foi impulsionada pela fusão dos mercados de telecomunicação e de computação, quando a Internet se tornou a infraestrutura universal de comunicação para as aplicações computacionais e de telecomunicações, como a telefonia digital e a videoconferência. O protagonista da terceira geração da computação é um dispositivo que atende a essas diversas aplicações e a ambos os mercados. Ele é leve, portátil, poderoso e aceita diversos padrões de rede: o smartphone. Para aqueles que precisam de uma tela maior, temos o seu irmão: o tablet.
No entanto, você pode estar se perguntando: — Como um smartphone, com sua capacidade limitada de processamento e armazenamento de informações, pode substituir um PC com muito mais recursos computacionais? A resposta é simples e está na frase que alguns analistas usam para definir a Computação em Nuvem: — O computador é a rede! A ideia principal dessa terceira geração da computação é que tudo o que você precisar para fazer no computador estará em páginas da Internet. Até mesmo um software de escritório como o MS Office (Word, Excel, etc.) já possui versão on-line, o Office365, por meio do qual não precisamos instalar nada em nossos computadores, além de podermos usá-lo de qualquer lugar da Internet.
Atualmente, pouquíssimas aplicações ainda não estão disponíveis na Internet, por exemplo os jogos mais avançados com muita computação gráfica. Mas, a tendência é que a maioria das aplicações seja acessível por páginas Web.
Mas, onde entram os Data Centers nessa história? Antes de eu explicar isso, você saberia dizer por que chamamos a Internet de nuvem, já que a Computação em Nuvem na prática é a Computação na Internet? O conceito de nuvem, nesse caso, vem do fato de não sabermos o que temos por traz de uma aplicação da Internet, isto é, toda a computação parece ser uma coisa nebulosa, sem clareza.
Por exemplo, você saberia dizer onde ficam armazenados os vídeos do YouTube ou onde está localizado o computador que roda o editor de texto do Google Docs? Realmente, tudo parece muito indefinido. Entretanto, de uma coisa você pode ter certeza. Tanto o YouTube quanto o Google Docs e o Office365 estão usando os recursos computacionais de Data Centers do Google e da Microsoft. Portanto, podemos dizer que o Data Center é o computador da computação em nuvem, e esses ambientes computacionais interligados pela grande rede mundial é o que está por traz da nuvem.
Nesta disciplina, você conhecerá em detalhes o que é um Data Center, como ele é projetado e quais as tecnologias envolvidas nesse ambiente que faz a computação em nuvem funcionar.
As aulas estão assim organizadas:
Teremos muito a conhecer e certamente você poderá contar com o apoio de seus colegas de turma e professores. Também é muito importante que não deixe de acessar os links indicados nas Leituras Complementares de cada aula, para conhecer um pouco mais sobre os temas os quais estudaremos no percurso desta nossa disciplina de Data Center!
Até breve!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados