Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 06 - Operadores JavaScript: Aritmética

Videoaula 01 - Introdução a Operadores Aritméticos de JavaScript

Transcrição

Olá, caro aluno!

Em aulas anteriores já vimos diversos exemplos de operações aritméticas básicas como somar e dividir. Porém, JavaScript possui uma rica biblioteca de outras funções matemáticas, como, por exemplo, funções de arredondamento, funções de trigonometria e de geração de números randômicos, que podem vir a ser muito úteis. Nesta aula, você vai conhecer várias dessas funções e aprenderá a utilizá-las na prática. Vem comigo!

Para iniciar, vamos fazer uma rápida revisão sobre as operações aritméticas que temos em JavaScript. São elas: adição, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação, módulo ou resto da divisão, incremento e decremento. Os números, ou expressões numéricas, em uma operação aritmética, são chamados operandos, e a operação é definida por um operador. Apesar de conhecermos a maioria deles, acho que seria interessante você ver o funcionamento de cada um deles na prática, vamos lá?

Nesse exemplo, temos novamente um HTML com um parágrafo chamado 'resultado' e usaremos essa estrutura ao longo dessas videoaulas. Temos duas variáveis, x e y, x com valor 3 (linha 14), e y com valor 2 (linha 15), e temos a declaração da variável saida (linha 16) que é igual à soma de x mais y.

Nas linhas 24 e 25, escrevemos exatamente o valor dessa variável saida no parágrafo 'resultado'. Então, esperamos que seja escrito o texto: "O resultado é 5", que é o resultado de 3 + 2 e é exatamente o que teremos ao carregarmos essa página.

Código 1 - 06_1 Aritmetica.html

E aí nós podemos fazer vários testes, por exemplo, vamos testar x - y, que representa 3 menos 2, e aí nós temos o resultado 1. Se nós colocarmos x * y, ou seja, 3 vezes 2, teremos resultado 6, x / y , 3 dividido por 2, o que nós esperamos é exatamente o valor 1.5, que é apresentado na página HTML.

Agora, x elevado a y, que é representado por x ** y, teremos 3 elevado a 2, então temos na página HTML exatamente a resposta que o resultado é 9. O resultado do resto da divisão de x por y (3 / 2), que nós esperamos é exatamente 1 porque 3 dividido por 2 dá 1 como resultado e o resto também é 1, ok? Você pode observar abaixo a representação de todas essas operações:

Código 2 - 06_2 Precedencia.html

Por fim, temos dois operadores de incremento, vou declarar a saida sendo x + y, ou seja, temos que a saida é o valor 5. E se eu fizer saida++, eu estou incrementando 1 ao valor de saida, então é de se esperar que o resultado escrito seja 6, como você pode observar no HTML.

Por outro lado, se eu escrever saida--, o que teremos é o decremento em 1 do valor de saida; como temos saida como x + y, ou seja, 5 (linha 16), na linha 17 reduzimos esse valor para 4 e esse resultado é gerado na página HTML, ok?

Uma característica muito importante dos operadores é a precedência. É ela quem define a ordem em que as operações de uma expressão aritmética serão calculadas. Um exemplo que você já viu em outra aula é o das expressões que possuem soma e divisão, como o que vemos no slide. Afinal, o valor da variável media é 20, resultado de dividirmos 20 por 2 e somarmos o resultado com 10, ou o valor da variável media é 15, resultado de somarmos 10 com 20 e depois dividirmos esse resultado por 2? Observando o nome da variável, media, é de se esperar que o resultado seja 15. Porém, o comportamento não é definido pelo nome da variável, mas pela precedência dos operadores da expressão em questão.

Neste caso, como já vimos anteriormente, o resultado dessa expressão não é o esperado, pois, como podemos observar no slide, o resultado exibido é 20. Isto porque, usando a terminologia correta, a precedência da divisão e da multiplicação é maior do que a precedência da adição e da subtração. Dessa forma, para calcular o valor de uma expressão, multiplicações e divisões são executadas antes de adições e subtrações.

No entanto, a precedência pode ser alterada usando parênteses, os quais têm a maior precedência possível. Sempre que usarmos parênteses, as operações dentro deles serão computadas primeiro. Por isso, para obtermos o resultado esperado, basta colocarmos os parênteses na expressão de adição, como podemos ver no slide, obtendo o resultado esperado, ou seja, 15.

Quando operadores têm a mesma precedência, como a soma e a subtração da expressão do slide, as operações são computadas da esquerda para a direita. As expressões entre parênteses são sempre computadas por inteiro antes de terem seus valores usados no resto da expressão.

Deixo uma dica pra você: carregue o arquivo 06_2 Precedencia.html para verificar esses comportamentos. Fique à vontade para fazer alterações no arquivo a fim de testar os diversos comportamentos possíveis.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados