Introdução


JSON (acrônimo para JavaScript Object Notation, ou seja, notação de objetos JavaScript) é uma subparte da linguagem/especificação JavaScript para representação de dados. Como veremos logo a seguir, JSON é extremamente simples e fácil de utilizar. E para utilizarmos JSON com JavaScript, não precisamos de nenhum recurso adicional.

Essa especificação é um dos formatos mais populares para armazenamento e transporte de dados, e é comumente usada para transmitir dados em aplicativos da web (por exemplo, enviar alguns dados do servidor para o cliente, para que possam ser exibidos em uma página da web ou vice-versa).

O formato do JSON é baseado na sintaxe dos objetos JavaScript. Mesmo que se assemelhe à sintaxe literal do objeto JavaScript, ele pode ser usado independentemente do JavaScript, e muitos ambientes de programação possuem a capacidade de ler (analisar) e gerar JSON.

O JSON existe como uma string — útil quando você deseja transmitir dados por uma rede. Ele precisa ser convertido em um objeto JavaScript nativo quando você quiser acessar os dados. Isso não é um grande problema — o JavaScript fornece um objeto JSON global que possui métodos disponíveis para conversão entre os dois.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados