Apresentação da Disciplina

O principal objetivo desta disciplina será estabelecer os conhecimentos básicos necessários ao projeto de sistemas digitais embarcados usando microcontroladores. Para alcançar este objetivo serão inicialmente caracterizados o que são sistemas digitais embarcados, quais as tecnologias possíveis que permitem o projeto e o desenvolvimento de sistemas digitais embarcados e, nesse contexto, como se inserem os microcontroladores.

Conceituado o microcontrolador, enveredaremos por uma trilha de conhecimento das características gerais, da arquitetura interna, da função dos Pinos, dos registros de funções especiais e dos blocos funcionais que compõem alguns microcontroladores fabricados pela Microchip Technology Inc, especificamente os da família de Peripheral Interface Controllers 16F e 18F ou simplesmente PICs 16F e 18F, os quais utilizaremos nas nossas práticas. Para estes chips, serão analisadas também suas organizações de memória de programa e de dados.

Para se desenvolver software para embarque em microprocessadores temos dois caminhos, que são: o uso da linguagem Assembly, nativa da família de microcontroladores em análise e o uso da linguagem C, com um compilador que permita gerar código executável para as famílias de microcontroladores especificados, provavelmente o CCS da Custom Computer Services Inc ou o C18 desenvolvido e disponibilizado pela própria Microchip.

Vamos procurar “tocar” o curso orientando-os ao desenvolvimento de projetos simples, mas, que mostrem toda a potencialidade desses chips, atualmente dominantes na área de projeto de sistemas embarcados de custo e tamanho reduzidos. Considerando que os sistemas embarcados são, em sua grande maioria, sistemas que reagem a eventos em resposta a estímulos gerados pelo ambiente, especial atenção será dada no tratamento dos diversos tipos de interrupções de programa presentes nos microcontroladores.

Ao nosso lado estarão dois excelentes ambientes de programação, depuração e simulação de circuitos com microcontroladores PIC, que são o MPLAB (fornecido pela própria Microchip) e o Proteus (desenvolvido pela Labcenter Eletronics). Este último, incorporando a visualização gráfica dos circuitos e a possibilidade de desenvolvimento de placas de circuito impresso a ser utilizado na disciplina de prototipagem de circuitos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados