Cursos / Automação Industrial / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 09 - Classes Abstratas e Interfaces

Apresentação

Até agora você viu classes (concretas) e objetos, unicamente. Porém, é importante que você saiba que há recursos mais sofisticados na linguagem TypeScript que permitem que a gente projete de forma mais genérica e aproximada o mundo real diante de situações que ainda não foram apresentadas, mas que farão sentido à medida que formos observando as sutilezas que envolvem a arte de desenvolver soluções em Tecnologias de Informação (TI).

Para tanto, veremos classes nas quais não podemos instanciar objetos diretamente, as chamadas classes abstratas, e conheceremos o conceito de interface, que representa um “contrato” assumido por classes e que as obrigam a implementar um certo conjunto de métodos de uma determinada forma. Lembre que você vai realizar práticas através dos exercícios apresentados.

Objetivos

  • Compreender os conceitos que motivam a utilização das técnicas de classes abstratas e interfaces;
  • Aplicar de forma contextualizada através de exemplos;
  • Implementar utilizando a linguagem TypeScript.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados