Apresentação da Disciplina

Olá, bem-vindos à disciplina de instrumentação e sensores. Aqui vamos apresentar os conceitos básicos sobre a instrumentação industrial, enfatizando os princípios de funcionamento dos sensores.

No nível industrial, tais como as indústrias petroquímicas, de papel, alimentícia, siderúrgica, entre outras, os sensores e atuadores são peças fundamentais, pois eles, em conjunto com outros instrumentos, são responsáveis pelo rendimento máximo de uma planta industrial, auxiliando na função do controle do processo (seja o processo qual for), fazendo com que toda a energia fornecida seja convertida, de forma eficiente, em trabalho na geração do produto final. Nas indústrias, os sensores funcionam como uma extensão dos sentidos dos operadores e realizam a medição das principais grandezas que traduzem transferência de energia no processo, também conhecidas como variáveis de processos, como pressão, nível, vazão e temperatura. Já os atuadores, também chamados de elemento final de controle, funcionam como uma extensão dos músculos dos operadores, transformando algum tipo de energia em energia mecânica, sendo responsáveis pela manipulação direta dos parâmetros do processo, tendo como principais representantes as válvulas, motores elétricos e bombas.

A disciplina de instrumentação e sensores fornece uma introdução à ciência da instrumentação industrial e à tecnologia de sensores, discutindo ainda os princípios básicos por trás dos tipos mais comumente usados. Ela também lida com os princípios físicos implícitos na operação destes instrumentos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados